facebook Casa ou apartamento: qual é o ideal para os pets? Casa ou apartamento: qual é o ideal para os pets?

Casa ou apartamento: qual é o ideal para os pets?

31 de Agosto de 2021

Casa ou apartamento: os lares de milhões de pets no Brasil. Leia nosso post e saiba qual é o melhor imóvel para o seu amigo morar.

O Brasil tem a segunda maior população de pets do mundo e a maioria desses animais divide com seus tutores uma casa ou apartamento.  Segundo dados da pesquisa Radar Pet 2020, estima-se que, em 53% dos lares, exista pelo menos um animal de estimação, sejam cães, gatos, peixes, aves, coelhos, hamster, etc. Os cachorros são os campeões e já somam 54 milhões de animais, seguidos pelos gatos, que estão alcançando a faixa dos 30 milhões. Em relação aos tutores, apenas 10% deles moram sozinhos. Os outros 90% formam famílias. Em regra geral, todos se preocupam em oferecer o lar ideal.  Quer saber qual é o melhor imóvel para viver com seu animalzinho? Continue a leitura.  

Casa ou apartamento: qual é o imóvel mais adequado para quem possui pets?

  Considerando o número total de moradias do país, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad 2019), 85,6% são casas e 14,2% são apartamentos.  Qual desses imóveis é o melhor para ter um animal de estimação? Veja abaixo as características de cada um:  

Apartamento

  Muitas pessoas preferem morar em um apartamento e a segurança é um dos principais motivos para essa decisão.  Antes de levar o seu amigo de quatro patas para morar em um, considere:
  • o tamanho do animal,
  • o temperamento dele, 
  • a necessidade que tem de gastar energia,
  • o estilo comportamental da raça.
  Se o seu cão, por exemplo, é de uma raça cheia de energia e precisa de espaço para brincar, o tamanho do apartamento e das áreas externas deve ser considerado.  É necessário ainda pensar em um local para ele fazer as necessidades fisiológicas e, é preferível, que não seja em lugares de circulação ou permanência dos moradores e visitas. É importante frisar que, geralmente, os tutores conseguem adequar um apartamento para morar com o seu animal de estimação, independentemente do porte.  

Casa

  Seja em casa ou apartamento, quem tem cachorros sabe que eles adoram passear na área externa.  No geral, as casas são indicadas para raças maiores e são consideradas pelos proprietários como uma alternativa mais prática para quem gosta de deixá-los mais livres. Nessa escolha, deve-se levar em conta a maior necessidade de manutenção do ambiente externo, em especial se esse tiver grama e plantas, já que esses, em excesso, podem ser nocivos ou causar algum tipo de problema para o seu pet.  

Dicas extras sobre como escolher o ambiente ideal

  Independentemente da sua escolha, casa ou apartamento, o importante para o tutor é ter certeza que o seu animal está seguro e confortável.  É preciso ainda levar em conta se o seu pet tem alguma deficiência ou problema de saúde, pois pode precisar de cuidados especiais. Isso também vale para algumas raças, como é o caso da Dachshund, conhecida também como Teckel. Se o seu pet é um, os degraus devem ser evitados, já que tem predisposição para apresentar problemas de coluna.   

Caso opte por apartamento, confira as regras do condomínio

  Na residência, você tem total liberdade para morar com seu animal, o que pode não acontecer em prédios.  Optando por um apartamento, há a necessidade de se inteirar do regulamento do edifício, ou seja, você terá que seguir as regras do condomínio.  

Respeite a vizinhança

  É necessário cuidar para que o barulho do seu pet não atrapalhe o sossego da vizinhança, independente da sua escolha entre uma casa ou apartamento. Os gatos, por exemplo, pulam muros, cercas e, muitas vezes, mexem e destroem os jardins e os vasos da vizinhança. Você deve impedir que isso aconteça.  

Cuidado com a segurança

  A segurança do animal e da vizinhança deve ser preservada. Se o seu cachorro morar do lado de fora da residência, providencie uma casinha para que ele se proteja do frio, da chuva e tenha mais conforto para dormir, além disso, sempre o leve para passear usando uma coleira. Outro fator que deve ser considerado é que as sacadas precisam ter redes para evitar acidentes com seu gato. O ideal é que o lar, seja ele uma casa ou apartamento, ofereça segurança e bem-estar ao animal, além de tranquilidade para o tutor. Agora que tal continuar no nosso blog e saber como escolher o seu primeiro imóvel?

Aviso de Cookies

Alves Cardoso utiliza cookies em seu dispositivo para melhorar a navegação no site, analisar o uso do site e auxiliar em nossos esforços de marketing. Para mais informações acesse a Política de Privacidade