facebook Conforto térmico em casa: como garantir? Conforto térmico em casa: como garantir?

Conforto térmico em casa: como garantir?

7 de Junho de 2021

A tecnologia e algumas medidas criativas possibilitam o conforto térmico em casa. Leia nosso post e confira dicas a esse respeito!

O conforto térmico em casa ajuda a enfrentarmos os meses gelados do inverno e o calor dos verões, que parecem estar a cada ano mais intensos. No nosso dia a dia, é fundamental que tenhamos as condições climáticas favoráveis para realizarmos as nossas atividades. Isso é possível a partir da utilização de algumas ferramentas e estratégias que estão disponíveis e podem auxiliar a manter a temperatura constante e agradável. De acordo com uma pesquisa realizada pela revista Nature Climate Change, a elevação da umidade do ar somada ao aumento do calor é responsável pela queda de 10% na produtividade nos meses do verão. Caso a tendência do aumento da temperatura seja mantida, em 2050 esse índice se elevará para 20%, o que afeta diretamente a economia mundial. Nesse post apresentamos o que fazer para garantir o conforto térmico em casa. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!  

O que é conforto térmico?

  Conforto térmico é a sensação de satisfação que as pessoas têm em relação à temperatura do ambiente em que se encontram. Quem nunca teve a experiência de entrar em um ambiente e sentir-se desconfortável com uma temperatura abafada ou muito gelada em função da climatização artificial? O conforto térmico em casa, no trabalho ou nos ambientes em que circulamos são fundamentais para nos sentirmos bem e dispostos a realizar nossos objetivos.  

Qual é a importância do conforto térmico em casa?

  O ser humano obriga-se a descansar para recuperar as energias e isso só é possível de forma plena, através de um ambiente que assegure o conforto, inclusive térmico. Muitas residências são projetadas sem considerar esse assunto, de modo que são utilizados equipamentos como ar-condicionado e aquecedores para amenizar a temperatura, dependendo da estação. Como resultado, um alto consumo de energia elétrica acaba impactando o orçamento familiar e causando prejuízos ao meio ambiente. No entanto, algumas ações podem transformar seu ambiente doméstico e possibilitar uma temperatura amena.  

Como manter a temperatura adequada?

  Para manter a temperatura adequada e o conforto térmico em casa, algumas ações devem ser consideradas. Avaliar, durante a construção do imóvel, o posicionamento da residência em relação ao sol permite prever quais os ambientes que receberão mais luz solar e que serão, portanto, mais quentes.  A adaptação do telhado verde é outra forma de garantir o isolamento térmico dos ambientes, permitindo a captação da água da chuva e mantendo a umidade da residência. Há também a ventilação cruzada, que significa possibilitar que portas e janelas garantam uma boa circulação do ar, refrescando os ambientes. Para isso, é importante fazer uma boa análise do projeto antes de se iniciar a construção da residência.   Há diversas alternativas para proporcionar o conforto térmico em casa, desde as mais simples até as mais elaboradas, utilizando tecnologia, por exemplo:
  • utilização de tapetes e cortinas,
  • verificação das vedações das portas e janelas,
  • instalação de pisos cerâmicos para resfriar o ambiente, 
  • utilização de pisos aquecidos no contrapiso.
  Como se observa, é possível combinar ações que garantam o frescor do ambiente no verão, bem como o aquecimento nos meses frios. O conforto térmico em casa é indispensável para que a família possa aproveitar os bons momentos do lar.Vale a pena um estudo a respeito, e, se você ainda não definiu o local onde pretende fixar sua residência, conheça 3 condomínios completos para morar em Sorocaba e suas localizações privilegiadas!

Aviso de Cookies

Alves Cardoso utiliza cookies em seu dispositivo para melhorar a navegação no site, analisar o uso do site e auxiliar em nossos esforços de marketing. Para mais informações acesse a Política de Privacidade