facebook Taxa Selic cai para 2% e baixa favorece a compra de imóveis Taxa Selic cai para 2% e baixa favorece a compra de imóveis

Taxa Selic cai para 2% e baixa favorece a compra de imóveis

3 de Setembro de 2020

Nesse mês de agosto o Banco Central reduziu a taxa Selic de 2,25% para 2% ao ano, sendo a taxa de referência mais baixa desde 1999.

A Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira e é definida pelo Comitê Brasileiro de Política Monetária (Copom). Desde o início da quarentena no Brasil, em março, a taxa Selic já foi cortada 4 vezes, e desta vez a decisão do corte na taxa básica de juros para 2% foi unanimidade no Copom.

A redução já era esperada pelos economistas do mercado financeiro, pois se trata de uma tentativa do governo para reaquecer a economia do Brasil e movimentar o mercado.

Qual a relação da taxa Selic com o setor imobiliário?

A taxa Selic está diretamente ligada à compra de um imóvel. Isso ocorre porque com a redução ou aumento da taxa é reajustado também o valor de juros do banco.

Por exemplo, se a taxa Selic aumenta, o financiamento passará a ter uma taxa maior. Porém se a taxa básica é reduzida, como vem acontecendo nesses últimos meses, o financiamento será reajustado para um valor menor.

Essa atual movimentação e queda estimula as negociações imobiliárias e facilita a compra à vista ou financiada de imóveis. Um momento econômico favorável para quem já estava de olho em um imóvel.

Com a taxa Selic baixa, o financiamento pode ficar mais barato

Com a taxa básica a 2%, o financiamento imobiliário tende a ter valores reduzidos, com a geração de juros baixos. Dessa forma, o cenário atual é propício para quem deseja financiar a casa própria, pois as prestações podem ter uma redução de até 50%.

Segundo o jornal Correio do Estado, esse é o melhor momento para investir em imóveis, pois o setor imobiliário estima que a redução de cada ponto porcentual nos juros represente um desconto de 8% na parcela do imóvel.

A taxa Selic atual favorece o poder de compra

O financiamento de imóvel é a forma mais buscada no Brasil para a aquisição de uma casa ou apartamento. Com a taxa Selic atual, além do barateamento do crédito e dos juros mais baixos, existem algumas facilidades que devem ser aproveitadas por quem já estava planejando a concretização da compra de um imóvel.

A Selic baixa aumenta os poderes de compra, pois tende facilitar as negociações com o banco. Além do financiamento em si ficar mais barato, o volume de financiamento geralmente fica maior, dessa forma o cliente consegue pegar um crédito maior do que poderia pegar antes da queda.

Entenda o que é a taxa Selic

A Selic é a taxa básica de juros da economia, e ela influencia todas as taxas de juros do Brasil. Selic significa Sistema Especial de Liquidação e Custódia, esse sistema é uma infraestrutura do mercado financeiro administrado pelo Banco Central para transações de títulos públicos federais.

O valor da taxa Selic é decido pelo Comitê de Política Monetária (Copom), que se reúne a cada 45 dias para definir se a Taxa Selic aumenta, diminui ou se mantém estável.

Uma redução na taxa Selic, como a que foi feita no dia 5 de agosto de 2020 para 2%, diminui o custo de captação dos bancos, que tendem a emprestar crédito com juros menores.

Não perca tempo, compre já o seu imóvel!

Conte com a nossa assessoria para escolher o imóvel ideal para você e sua família. Entre em contato conosco e não perca a chance de aproveitar a taxa Selic mais baixa da história para adquirir a sua casa ou apartamento próprio pagando as menores taxas de juros.

Clique aqui e aproveite essa chance!

Aviso de Cookies

Alves Cardoso utiliza cookies em seu dispositivo para melhorar a navegação no site, analisar o uso do site e auxiliar em nossos esforços de marketing. Para mais informações acesse a Política de Privacidade