facebook Arquitetura residencial: o que deve ser considerado nesse tipo de projeto? Arquitetura residencial: o que deve ser considerado nesse tipo de projeto?

Arquitetura residencial: o que deve ser considerado nesse tipo de projeto?

2 de Agosto de 2021

A arquitetura residencial ganhou força com o isolamento social, onde os lares de milhões de pessoas se transformaram em locais de trabalho. Confira!

A arquitetura residencial vem sendo cada vez mais valorizada nesses novos tempos. Você se lembra que, por muito tempo, a residência era apenas o local onde as pessoas se dirigiam para descansar e dormir? O agito do dia a dia, com seus compromissos, reuniões e atividades profissionais colocavam o lar em um segundo plano, onde casais e filhos se encontravam para algumas conversas e preparativos para o novo dia de muitas atividades. A pandemia do Coronavírus fez com que casas e apartamentos agregassem funções de: escritório, sala de aula e academia. Nesse post apresentamos a valorização da arquitetura residencial e por que ela é tão importante na nova realidade que vivemos. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!  

No que consiste a arquitetura residencial?

  A valorização do lar a partir da arquitetura residencial ganhou ainda mais força com o novo modelo de vida que fomos obrigados a adotar. São milhões de pessoas que tiveram que trabalhar e estudar a partir das suas casas. Um artigo da Agência Brasil, órgão de imprensa do governo federal, aponta que o home office tende a continuar após o fim da pandemia. Segundo a matéria, a maioria dos colaboradores que experimentaram essa possibilidade desejam continuar desenvolvendo suas atividades profissionais a partir de suas residências após o período de distanciamento social. No entanto, na maioria dos casos, a moradia não estava preparada para essa situação e o improviso tomou conta dos espaços. A arquitetura residencial chega exatamente para solucionar essa situação, onde profissionais capacitados podem projetar os espaços, garantindo:
  • conforto,
  • praticidade,
  • funcionalidade.
 

Quais são as principais tendências desse tipo de arquitetura?

  Diante da nova situação, a arquitetura residencial se readaptou e passou a contemplar novas situações e atividades, que passaram a ser realizadas em casa. Com isso, as principais tendências são voltadas a possibilitar espaços adequados para essas atividades. Além disso, os cuidados com a higienização do ambiente e o lazer também receberam uma atenção especial.  

O que precisa ser considerado em projetos residenciais?

  A arquitetura residencial prevê que, logo na entrada, um ambiente adequado permita que roupas, calçados, bolsas e acessórios possam ser depositados, pois a rua pode estar contaminada. Também o ambiente de trabalho precisa de um espaço confortável, que possibilite um bom desempenho e tranquilidade para as tarefas diárias. No quarto das crianças, as bancadas de estudos ganharam vez e passaram a fazer parte da decoração.   A sala se transformou em uma área de lazer, onde são valorizados o conforto do ambiente e atividades que envolvem:
  • vídeos,
  • jogos eletrônicos,
  • jogos de mesa,
  • música.
  Outro espaço que ganha importância é a cozinha, visto que estão sendo utilizadas com bastante frequência, portanto, precisam ser funcionais e agradáveis. Com todas essas mudanças, as janelas também se tornaram maiores para ventilação e possibilidades de luz natural, além da valorização e cultivo de plantas, que ajudam no conforto térmico e no contato com a natureza. Como se observa, arquitetos e projetistas estão cada vez mais atentos a um novo modelo e estilo de vida, colaborando com ambientes agradáveis, confortáveis e que atendam às mais diversas necessidades. Agora que você já conhece mais sobre arquitetura residencial e o que está sendo feito para deixar os lares mais adequados à nova realidade, continue conosco e leia nosso post que apresenta o Coliving: conheça essas e outras tendências de moradias para o futuro.

Aviso de Cookies

Alves Cardoso utiliza cookies em seu dispositivo para melhorar a navegação no site, analisar o uso do site e auxiliar em nossos esforços de marketing. Para mais informações acesse a Política de Privacidade